Nascido em 4 de maio de 1984 em Serrana/SP, Julio Cesar, hoje conhecido como Fejuca, foi criado em meio a uma grande e festeira família - sua mãe tem dez irmãos e sua avó, onze. Nas festas rolava todo o tipo de música: Samba de raiz, Soul, Black music nacional e americana.
Seu primeiro contato com a música foi tentando aprender dança de rua. Mas foi nas rodas de samba, no bar do seu tio Juninho, que Fejuca se encontrou. Até que, em um dia inesquecível, Fejuca foi convidado por Amarildo - amigo da família - para aprender cavaquinho.
Com o repertório de sete músicas no cavaquinho, nascia o grupo infantil Samba Kids, composto por Fejuca e outros 5 amigos. O talento de Fejuca fez com que, aos treze anos de idade, surgisse o seu primeiro trabalho profissional como cavaquinista do Grupo Mistura de Raças. Os dois grupos foram uma grande escola na vida de Fejuca.
Aos 14 anos, Fejuca foi apresentado ao Chorinho (gênero de música popular e instrumental brasileira) e então sua infância passou a se resumir aos estudos de solos e pesquisas sobre Waldir Azevedo, Dino 7 cordas, Meira, Pixinguinha. Fejuca teve a honra de conhecer o mestre da arte de tocar violão, José da Conceição, o qual tinha uma bagagem imensa: havia tocado com Elis Regina, Leny Andrade, entre muitos outros. Certo dia o Zé o convidou para fazer participações no grupo de choro dele, Os Rouxinóis. Em seguida, Fejuca passou a estudar violão erudito com o João Luiz do Brasil Guitar Duo e a cada dia ficava mais apaixonado pelo instrumento.
Nessa altura do campeonato, Fejuca já estava tocando com cantores de MPB, grupos de samba, grupos de choro, bandas de baile, banda de pop rock e duplas sertanejas. Foi nessa fase que conheceu seu principal professor de música, o Carlinhos Machado, que sempre o estimulou para aprender o máximo de instrumentos possível, segundo ele “músico eclético não fica desempregado”.
Em seguida Fejuca foi aprovado na prova da extinta escola de música ULM (Universidade Livre de Música), no curso de violão 7 cordas, com o professor Edmilson Capelup. Nessa altura do campeonato Fejuca já estava tocando com o Grupo Sambô duas vezes por semana em São Paulo, o que contribui para a sua mudança em definitivo para a capital paulista.
Foi então que o grupo Sambô teve destaque nacional e o foco de Fejuca ficou voltado para a banda, a qual teve seu terceiro DVD gravado recentemente em MG. Mas em paralelo, Fejuca continua dando sequência aos outros projetos: participações com sua amiga Xenia França no projeto Gonzaguinha70. Além disso, Fejuca tem umDuo instrumental com o seu ex professor Carlinhos Machado e também faz gravações e produções musicais.Em seus planos está um disco em Duo com sua amiga Mariana Aydar e também o seu primeiro projeto sozinho. Fejuca ainda não sabe se esse futuro projeto solo será a interpretação da obra do Baden Powell pela sua ótica, ou algo autoral para registrar suas composições.
REDES SOCIAIS
A página do Julio Fejuca no momento está com quase 39 mil fãs. É importante ressaltar que o trabalho no Facebook começou há 11 meses atrás e praticamente do zero. O crescimento vem sendo exponencial, como podes ver na imagem com as informações da página nos últimos sete dias:
Confome mostram as informações acima - extraídas através de relatórios do próprio Facebok - na última semana as publicações alcançaram mais de 344 mil pessoas e os vídeos tiveram mais de 139 mil visualizações.
Muito mais do que a quantidade de fãs (que vem crescendo significadamente dia após dia), prezamos pelo o relacionamento com essa base de fãs para que o engajamento com a página seja cada vez maior.
Esse crescimento exponencial das redes sociais se deve pela junção de três fatores:
1) Definição clara do nosso público. Do nicho de atuação.
2) Criação de conteúdo relevante para esse público, composto por pessoas interessadas em música, mais especificadamente pelos instrumentos de corda.
3) Reinvestimento (da receita do Portal Julio Fejuca) em anúncios no Facebook Ads e Instagram através de uma estratégia altamente elaborada e planejada e que vem funcionando muito bem.
Ou seja, esses números certamente serão multiplicados no médio prazo, pois temos conciência da grandeza do nosso trabalho e acima de tudo clareza e visão de longo prazo.
Falando em estratégia, o trabalho está sendo realizado seguindo uma nova metodologia de se fazer marketing, nomeado de Inbound Marketing. Esse modelo moderno, resumidamente carateriza-se pela atração de uma determinada audiência através de conteúdos gratuitos, para que posteriormente sejam convertidos em clientes, no nosso caso, assinantes do Portal. Esse modelo também é conhecido como Marketing de atração e é o oposto do Marketing tradicional, chamado de Marketing de Interrupção (Outbound Marketing).
Com o trabalho que está sendo desenvolvido, hoje o Fejuca é considerado uma autoridade nos instrumentos de corda. Esse reconhecimento já existia no "mundo off-line", porém com a disseminação desse trabalho na internet, as proporções são muito maiores e o alcance infinitamente maior.
No momento o Instagram do Fejuca possui 50,9 mil seguidores e vem apresentando um crescimento bastante siginificativo.
Abaixo duas publicações onde é mencionado o Violão C40M da Yamaha. Como podem verificar, a foto recebeu 4.894 curtidas e o vídeo 1832 visualizações, além de ter despertado o interesse de muitas pesssoas pelo instrumento, o que mostra o poder de influência do Fejuca junto à sua audiência:
Abaixo os números do Fejudica #32, onde o Fejuca ensinou a Levada de Samba 2, utilizando violão da Yamaha:
Fejudica é uma série de dicas gratuitas sobre cavaquinho e violao que faz muito sucesso nas redes sociais
Como podemos ver, a publicação no Facebook atingiu mais de 200 mil pessoas, destas 65 mil assistiram o vídeo, 216 compartilharam com os seus amigos, 1500 curtidas e 87 comentários.
Podemos afirmar que toda essa audiência faz parte do público alvo da Yamaha. Já imaginou em todas as dicas da série iniciar o vídeo falando que "Esse Fejudica é um oferecimento da Yamaha"?
Essa é apenas uma ideia das muitas que podemos colocar em prática para divulgar os produtos Yamaha para um público que, praticamente na sua totalidade, tem interesse em adquirir novos instrumentos ou iniciar na carreira musical e assim adquirir o seu primejro instrumento. Isso fica visível nas perguntas que recebo diariamente das pessoas pedindo sugestões de marcas de instrumentos.
Foi então que eu e minha equipe percebemos o quanto pode ser bem sucedida uma parceria para ambos os lados.
FEJUDICA
No momento, são mais de 230 alunos no Portal Julio Fejuca, inaugurado em 21 de dezembro de 2016
O Portal Julio Fejuca é uma startup, no segmento de ensino online de instrumentos musicais, onde os assinantes pagam atualmente R$ 39,00 mensais e tem a disposição um amplo repertório de conteúdos a sua disposição para o estudo.
Para que possam conhecer o Projeto, nada melhor que deixar a disposição de vocês os dados de acesso exclusivo da Yahama para que façam o seu login no Portal Julio Fejuca. Sejam Bem vindos:
PORTAL JULIO FEJUCA
DADOS DE ACESSO:
Email: yamaha@juliofejuca.com.br
Senha: yamaha
Essa aqui é a página de vendas do Portal Julio Fejuca, local onde é realizado a venda, no caso novas assinatura: www.portal.juliofejuca.com.br/assine
Em todos os anúncios que possuem o objetivo converter nosso público em assinantes, divulgamos esse link, que é bastante acessado por um público altamente segmentado, composto por pessoas que querer evoluir no instrumento ou aprender a tocar.
Possibilidades: Deixar exposto em toda a nossa comunicação que a Yamaha é a parceira exclusiva do Portal Julio Fejuca. Sendo assim, essa informação estaria em destaque na página de vendas, dentro do Portal Julio Fejuca, nas Redes Sociais, Anúncios e em toda a nossa comunicação.
Para qualquer produto, a indicação de um especialista é algo muito valioso. Sabendo disso, certamente vídeos como este aqui abaixo, onde o Fejuca faz um merchandising para o violão da Yamaha, traria um retorno muito considerável para a Yamaha. Especialmente considerando a quantidade de perguntas recebidas diariamente sobre esse tema, conforme relatado anteriormente.
Além de postar e anunciar nas redes sociais, vídeos como este seriam enviados para a nossa lista de e-mails (aproximadamente 8 mil contatos no momento) e também a lista de transmissão do Whatsapp, onde enviamos dicas e vídeos para aproximadamente 1700 pessoas. Aliás, é impressionante o engajamento que temos com nosso público através do Whatsapp, certamente esse tipo de indicação do Fejuca seria muito eficaz através desse meio de comunicação.
FEJUCA RECOMENDA YAMAHA
Vídeos de divulgação dos instrumentos Yamaha
Vídeo ainda não divulgado nas redes sociais
Não é todo dia, obvio que não... mas de tempos em tempos acertamos aquele vídeo que é super compartilhado e comentado nas Redes Sociais. Conhecidos como "Vídeos Virais". Confira alguns casos:
VÍDEOS VIRAIS
Conteúdos que se disseminam, viralizam nas Redes Sociais e Whatsapp
Vídeo ainda não divulgado nas redes sociais
Confira o post no Facebook clicando aqui
397 mil pessoas atingidas
162 mil visualizações no Facebook
2.470 compartilhamentos
517 comentários
12 mil visualizações no Youtube
Vídeo altamente divulgado nos grupos de Whatsapp
Confira outros dois vídeos que impactaram mais de 200 mil pessoas cada:
Ray Charles - Julio Fejuca e Hugo Rafael
"Lama nas ruas" | Zeca Pagodinho - Julio Fejuca e Didi Pinheiro